O Facebook Fora do Ar… E agora?

Nesses últimos dias vi alguns amigos comentando num grupo de WhatsApp que participo, que o Facebook estava fora do ar, e muitos deles estavam fazendo o mesmo comentário.

A verdade é que essa não foi a primeira vez, e nem será a última que o Facebook por um motivo ou outro, fica off ou tem alguma instabilidade. Quando eu fui pesquisar no Google se tinha alguma notícia sobre o que poderia ter deixado o Facebook Fora do Ar, encontrei várias notícias antigas relatando problemas e dificuldades em acessar a rede social.

Aparentemente, tudo indica que o problema foi causado por uma série de conflitos nas atualizações que estão sendo feitas no Facebook. Quem trabalha com desenvolvimento sabe que toda atualização passa por situações parecidas.

Facebook - Plataform Status

Talvez você não saiba disso, mas o Facebook diariamente passa por novas atualizações e melhorias. O time de desenvolvedores do Facebook realiza pequenos ajustes diários, porém, algumas vezes essas atualizações causam situações como essa.

FACEBOOK FORA DO AR, PARA SEMPRE…

Fiquei então pensando sobre o assunto… Se por algum motivo o Facebook ficasse para sempre fora do ar? Se simplesmente as pessoas não conseguissem mais acessar a rede social, o que aconteceria?

Uma das maiores preocupações que eu tenho são com as vendas dos meus produtos e dos meus clientes. Isso porque o Facebook é hoje uma das principais fontes publicitárias que nós utilizamos. Ou seja, enquanto o Facebook está fora do ar, nós estamos perdendo dinheiro…

Um dos primeiros impactos negativos seria esse, existe muita verba publicitária depositada no Facebook, e cada minuto que ele fica fora do ar, milhões em vendas são impactadas.

Por outro lado, existe um impacto social dentro desse contexto, isto é, diariamente bilhões de mensagens são trocadas através do Facebook, seja por inbox ou publicações. Para onde essas mensagens iriam?

Durante a queda do Facebook, o Twitter, o WhatsApp, e outras redes sociais, tem um aumento considerável de novas mensagens, no entanto, boa parte dessas novas mensagens fazem referência a queda do Facebook.

Facebook Fora do Ar

Nos últimos meses, as conversas que circulam no mercado de Marketing Digital é: “O Facebook vai continuar crescendo?” “Iremos continuar usando o Facebook como fonte de publicidade pelos próximos anos”. Eu particularmente acredito que o Facebook ainda tem muito o que render, tanto na questão social, como principalmente na parte publicitária.

Talvez você tenha chegado até aqui porque ficou sem acesso ao Facebook e não consegue conversar com os seus amigos, e está tudo certo. Mas, acontecimentos como esse, onde a maior rede social do mundo fica offline, mostra a “dependência” que nós temos nela.

São milhares de menções a queda do Facebook e pessoas #chateadas pois não conseguem publicar suas fotos, curtir e comentar. Fica a reflexão sobre o impacto direto no investimento publicitário e uma pergunta:
Quem só tem o Facebook como ferramenta de vendas, o que fazer em uma hora como essa?

Fica o conselho… Não fique dependendo unicamente do Facebook.

Não porque ele irá ficar off todos os dias, até porque sabemos que isso não é normal. Mas, é muito arriscado manter a estratégia e a geração de vendas da sua empresa sendo sustentada somente por uma única fonte.

E então, qual sua opinião sobre o assunto? Você já tem alguma outra estratégia para continuar vendendo se o Facebook ficar fora do ar?

Quero Minha Análise de Presença Online

Deixe o seu comentário logo abaixo.

alexandre@a6publicidade.com.br'

Alexandre Amaral é publicitário, Diretor da A6 Publicidade, Consultor de Marketing Digital e Especialista em Vendas Online. Foi Professor e Coordenador no curso de Publicidade e Propaganda na Faculdade Eduvale Avaré e também deu aula de Fotografia no curso de Artes no FREA.

About The Author

Alexandre Amaral

Alexandre Amaral é publicitário, Diretor da A6 Publicidade, Consultor de Marketing Digital e Especialista em Vendas Online. Foi Professor e Coordenador no curso de Publicidade e Propaganda na Faculdade Eduvale Avaré e também deu aula de Fotografia no curso de Artes no FREA.

Leave A Response

* Denotes Required Field