Se você ja teve um anúncio no Facebook Ads reprovado, provavelmente já deve conhecer ou ter ouvido falar que o Facebook aplica a regra dos 20% nas imagens dos anúncios (quantidade de texto), utilizada pela rede social para limitar a quantidade de texto que um anúncio de imagem pode ter.
Desde 15 de fevereiro de 2013, essa regra para imagens começou a ser aplicada pelo Facebook, como também, novas regras para imagens de capa e posts patrocinados entraram em vigor e tem preocupado muitos gestores de páginas. A aplicação da regra dos 20% de texto se dá nos momentos em que patrocinamos um post. A regra é bem clara, imagens com mais de 20% de texto não podem ser usada neste formato de anúncio. Por isso que ao promover uma publicação ou criar uma campanha, em muitos casos, a imagem não é aceita e o anúncio acaba sendo recusado.
A razão que o Facebook aplica a regra dos 20% nas imagens dos anúncios, é que seria para proteger a qualidade dos anúncios de alguma forma. Se o post não é promovido, não tem problema, pode usar quanto texto quiser na imagem, inclusive imagens all-type (famoso formato que usa apenas texto e formas em sua direção de arte).
Como o Facebook aplica a regra dos 20% nas imagens
Para que ninguém se confunda, quero deixar claro que a regra dos 20% de texto nos anúncios são referentes ao texto dentro da imagem, que não tem nenhuma relação com o texto ou o título que acompanha o anúncio. O título e a descrição do anúncio já tem suas próprias limitações.
Então como identificar se você passou dos 20% de texto na imagem? O Facebook passa a sua imagem por uma grade onde ele divide a sua imagem em 25 blocos (5 de altura e 5 de largura). Cada quadrado desse representa 4% do total da área, por isso o seu texto e logo podem ocupar somente até 5 quadrados, totalizando os 20%.
O que pode e o que não pode
Além da dica dos blocos, existem algumas pequenas observações um pouco mais clara de como o sistema funciona.
O que é permitido na política de 20% de texto:
- Fotos de produtos que contenham texto na própria embalagem;
- Fotos de produtos em situações reais ou com plano de fundo;
O que não é permitido na política de 20% de texto:
- Imagens que sejam apenas o logo ou um texto ampliado (como uma imagem apenas com o logo da empresa, por exemplo);
- Imagens que contenham texto dentro do produto de forma que esteja posicionado especificamente para o anúncio (por exemplo, um produto onde o rótulo é a tentativa de mostrar uma mensagem além dos 20%);
E é claro que as imagens também devem respeitar todas as outras regras de uso de imagem na rede social, como anúncios de sexualidade excessivos, imagens que parecem botões ou imagens violentas, como definido nas políticas de uso de imagens para anúncios do Facebook.
A imagem do meu anúncio foi reprovada e eu não sei porquê
Mesmo seguindo todas as dicas acima, caso o seu anúncio ainda seja reprovado, você pode entrar em contato diretamente com o Facebook por este formulário aqui e questionar o motivo da reprovação do seu material publicitário.
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Alexandre Amaral é publicitário, Diretor da A6 Publicidade, Consultor de Marketing Digital e Especialista em Vendas Online. Foi Professor e Coordenador no curso de Publicidade e Propaganda na Faculdade Eduvale Avaré e também deu aula de Fotografia no curso de Artes no FREA.
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